Você comete esses quatro erros comuns na dieta que sabotam sua saúde e impedem a perda de gordura?

Erro #1

Não estar em déficit calórico

De acordo com alguns “especialistas”, perder peso e mantê-lo é controlar os tipos de alimentos que você come.

Eles dizem que determinados alimentos "engordam" porque interrompem a queima de gordura e causam um ambiente hormonal que leva ao ganho de peso... enquanto outros alimentos "equilibram" o sistema e estimulam a perda de gordura.

Embora isso seja parcialmente verdade, não fornece a imagem completa. A razão é que se você quiser diminuir o número na sua balança, a coisa mais importante que você deve fazer é inserir um déficit calórico.

É simples. Se você consumir mais calorias do que queima, ganhará peso. E se você consumir menos calorias do que queima, perderá peso. Isso é um fato científico.

Procurando por provas? Bem, dezenas de estudos mostram a vitalidade do equilíbrio calórico. Um deles é um estudo de caso de Mark Haub, professor de nutrição humana na Kansas State University.

Ele carregava quilos em excesso e, sabendo da importância do equilíbrio calórico, decidiu fazer um experimento. Por dois meses, ele só comeu alimentos como M&MS, Oreos, Doritos e shakes de proteína, mantendo um déficit energético diário de 800 calorias.

O resultado? Em apenas dois meses, ele perdeu 27 quilos e reduziu sua gordura corporal de 33,4% para 24,9%.

Agora, eu não recomendo que você siga tal dieta, mas ilustra meu ponto. Se você quer perder gordura, você deve estar em déficit calórico.

Erro #2

Restrição calórica severa que lhe dá o metabolismo de uma senhora de 90 anos

Se um déficit de energia de 250 calorias por dia o deixará magro, um déficit de 1.000 calorias lhe dará resultados quatro vezes mais rápidos, certo?

Errado! Muitas pessoas cometem esse erro, e eu costumava fazê-lo também antes de saber melhor.

A verdade é que déficits calóricos graves estragam sua fisiologia. É por isso que quase todos os dietistas de baixa caloria recuperam os quilos perdidos quando param o programa... além disso, na maioria das vezes ganham um pouco mais em cima disso.

Veja bem, seu corpo não sabe que você está tentando ficar chapado para a praia. Em vez disso, porque você está morrendo de fome, pensa que está sem comida.

Como resultado, o metabolismo do seu corpo vai despencar para impedir que você perca peso. Isso significa que, assim que você sair da dieta, seu corpo armazenará o máximo de comida possível como gordura para se preparar para a próxima fome.

É por isso que é essencial comer de acordo com uma meta de calorias ajustada ao seu corpo, sua situação e seus objetivos.

Erro #3

Pensando que todas as calorias são criadas iguais

Até agora, analisamos as calorias. E embora as calorias sejam uma peça crucial do quebra-cabeça da perda de gordura, elas não são a única coisa que importa. Você vê, quando a maioria das pessoas diz que quer perder peso, eles realmente se esforçam para melhorar sua saúde e ter uma aparência melhor.

A questão é que, se você deseja realizar tais feitos, não deve se esforçar para perder peso. Em vez disso, concentre-se na perda de gordura. Isso porque perder peso não melhora necessariamente a saúde e a aparência, mas perder gordura sim.

Agora, quando se trata de perda de gordura, as calorias continuam sendo um elemento crucial. Mas o que é tão crucial é a sua ingestão de macro nutrientes. Em outras palavras, seu consumo de proteínas, carboidratos e gorduras é vital. A forma como você configura seus macros tem um efeito profundo em como seu corpo responderá às refeições que você come.

Por exemplo, se você consumir muitos carboidratos, será quase impossível perder gordura, mesmo se você mantiver um déficit calórico. Isso ocorre porque os carboidratos aumentam a insulina, um hormônio que diminui a perda de gordura de duas maneiras principais.

Em segundo lugar, níveis elevados de insulina fazem com que o armazenamento de energia encontrado em sua corrente sanguínea se transforme em células de gordura corporal. Isso significa que a energia não será queimada por tecidos como músculos, mas irá para lugares do seu corpo como quadris e abdominais.

É por isso que os pesquisadores chamam a insulina de “hormônio do armazenamento de gordura”, e é por isso que dietas ricas em carboidratos tornam quase impossível perder gordura.

A insulina é apenas um exemplo. Otimizar seus macro nutrientes é crucial por muitas outras razões, então em um minuto eu vou te mostrar como configurar seus macros para triplicar a perda de gordura.

A melhor parte? O método que vou mostrar daqui a um minuto é fácil de seguir e nunca deixa você com fome. Na verdade, esse estilo de alimentação é tão saciante e fácil de seguir que você provavelmente esqueceria que estava de dieta se não estivesse perdendo gordura tão rápido.

Erro #4

Seguir uma dieta irrealista e excessivamente restritiva

A força de vontade funciona como uma bateria, você tem uma quantidade limitada até que ela se esgote. É por isso que dietas muito restritivas esgotam sua força de vontade, aumentam seus desejos e levam à compulsão, exatamente o oposto do que você deseja ao tentar construir o corpo dos seus sonhos.

Eu já vi isso inúmeras vezes antes... um cara ou uma garota que se dedica a perder peso e ficar saudável. Para começar, eles iniciam uma dieta que só permite alimentos como tilápia, aspargos e frango. Afinal, é isso que as revistas de fitness recomendam.

Embora os resultados sejam ótimos no começo e a pessoa que faz dieta leva marmitas cheias de refeições "saudáveis" para onde quer que vá, sua força de vontade acaba se esgotando e essa dieta é jogada pela janela.

Apenas tenha em mente que fazer dieta em si já é difícil. Não torne isso ainda mais difícil para si mesmo, impondo todos os tipos de restrições desnecessárias. Caso contrário, você provavelmente vai “dar um jeito” mentalmente depois de algumas semanas ou mesmo dias, acordar em um mar de embalagens de bolachas e voltar à estaca zero.

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